segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pau de Selfie

Vez em quando o mundo é revolucionado e sacudido por invenções incríveis. Foi assim com o domínio do fogo, com a descoberta da roda, com o uso da força do vento para mover embarcações, com o concreto nas construções, com a lâmpada, com o computador, com a internet e com a raquete de matar muriçoca – eu acho que foi a invenção do século. Nesse início de ano, o mundo novamente está sendo sacudido por outra invenção que não sabemos mais como vivíamos sem ela: o Pau de Selfie!

Isso mesmo: Pau de Selfie! Esse nome composto é de um dispositivo utilizado para prolongar o alcance dos braços no ato vaidoso de se fotografar. Descobri a existência desse inusitado instrumento no teatro. Imagine o meu susto ao notar os movimentos de uma moça que sentava na poltrona à frente. Ela abriu sua minúscula bolsa e começou a vasculhar à procura de algo. Eu imaginei que fosse um espelho ou um batom. As mulheres costumam manter a beleza, não importa onde e quando, não é? Mas, não era nada disso. Da bolsa surgiu um pequeno bastão que, com o movimento habilidoso da mão, foi crescendo, crescendo, crescendo até alcançar uma distância enorme. Na ponta do bastão, já crescido, um celular que exibia a imagem de quem o segurava (a moça), sua amiga e nós todos da fileira detrás. Inevitável foi tentar segurar o espanto e a rizada após constatar tamanha engenhosidade para se fotografar. Foto feita, a moça encolheu o bastão ao tamanho original, guardou-o na bolsinha e seguiu a vida naturalmente.

Depois desse episódio comecei a ver Pau de Selfie em todos os lugares: na praia, na balada, no restaurante, no hospital, nas trilhas ecológicas, na piscina, no avião e em qualquer lugar onde haja um vaidoso ou vaidosa.

O nome Pau de Selfie traduz perfeitamente a originalidade do instrumento. Selfie é um neologismo de língua inglesa que significa tirar um retrato de si, ou um autorretrato. Pau, significa pau mesmo, vara, bastão, cacete ou qualquer coisa comprida. Pau de Selfie, portanto, é uma vara metálica retrátil que segura o seu celular para que você possa sair melhor na foto. Dizem que o Pau de Selfie é uma imitação barata do bastão que segura uma câmera do Go Pro, câmera digital e amplamente vendida para praticantes de esportes e aventureiros. Outros especialistas no assunto afirmam categoricamente que o Pau de Selfie deriva do bastão de aula do professor. Dizem que fabricantes de bastão para aulas, após o surgimento do apontador laser, estavam perdendo mercado e resolveram adaptar seu produto para ele não ficar encalhado no estoque. Porém, a explicação que eu acho mais plausível é a de que o Pau de Selfie é um instrumento inventado para ajudar no combate ao complexo de castração. Sendo um objeto de formato fálico, o Pau de Selfie serviria para acalmar a inveja feminina do pênis, assim como o complexo de alguns homens com o seu instrumento de porte menos expressivo.

Acho que essa última explicação tem evidências comprovadas, pois o sorriso que a moça do teatro fez ao exibir seu Pau de Selfie não teve igual. Certamente, ao exibir seu objeto fálico, ela estava se vingando por ter nascido desprovida de um pênis! Também vejo problemas de origem narcísica ao observar comportamento de quem usa o Pau de Selfie. Por exemplo, já há estudos científicos que comprovam a correlação positiva e significativa entre o tamanho do Pau de Selfie e a origem étnica. Eu pude testemunhar isso ao ver em um show um afrodescendente retirando seu Pau de Selfie e se exibindo com o alcance do instrumento. Não por coincidência, todos os outros timidamente recolheram seus paus. Também os educadores já se preocupam com o aumento do bullying que os garotos começam a sofrer ao exibir seus paus de selfie na escola. Esses mesmos educadores recomendam a proibição do uso do instrumento durante as aulas.

O uso desse instrumento ainda é algo a ser etiquetado, é necessária uma regra de boa convivência social. Quando, como e onde usar seu Pau de Selfie? Eis uma boa pergunta! Nesse fim de semana pude assistir ao ensaio da Salgueiro e ver a apresentação de sua bateria. Como Rainha de Bateria, apareceu a belíssima Viviane Araújo. Linda, simpática e muita animada, Viviane começou a mexer seu tamborim, sambar e acenar ao público. Imediatamente começaram a crescer paus de selfie por todos os lados. Em instantes, a Rainha estava arrodeada de paus, pois além de tirar um autorretrato, o avantajado instrumento também tira retrato dos outros. Cena constrangedora!

Fico pensando como será no carnaval. Todo mundo com seu Pau de Selfie na mão. Alguns até tomando emprestado o Pau de Selfie do amigo, do parente e até de desconhecidos. Blocos surgirão com o nome “Segura no Pau de Selfie”. Mas, o que fazer se algo der errado? O que fazer se, na hora H, o Pau de Selfie emperrar e não subir? O que fazer se forem trocados os paus? O que fazer se roubarem o seu Pau de Selfie? Como você fará o boletim de ocorrência?

- Qual o problema cidadão? Pergunta o policial.
- É que, na confusão do bloco, tacaram a mão no meu pau.
- Mas, isso é normal por aqui! Principalmente nessa época do ano. Ora, você é um sortudo!!!
- O que eu quero dizer oficial é que roubaram ele.
- Roubaram seu pau?! Pergunta abismado o policial.

Até que o cidadão explique que urubu não é meu loro, muita coisa vai rolar. Sem dúvida, é necessária uma regra de uso, uma etiqueta social para utilizar o Pau de Selfie com segurança e fineza.

Diante disso tudo, sempre fico na dúvida se compro ou não o novo brinquedinho. Há quem fique esperando sair uma versão mais sofisticada do equipamento. Talvez as próximas versões do Pau de Selfie já venham com prolongamento automático: bastará apertar um botão e o pau crescerá automaticamente. Outras poderão vir com localização GPS, alarme, iluminação e até vibração em três velocidades para qualquer emergência.


Não sei como será o Pau de Selfie no futuro, mas, sei que assim como a lâmpada, o computador e a raquete de matar muriçoca, não saberemos viver sem carregar o Pau de Selfie conosco.

Nenhum comentário:

Postagens populares